Descrição:
O conjunto de dados disponibilizado na pasta Caatinga_REDU está organizado em três pastas principais. Os dados integram diferentes abordagens sobre a flora do Domínio Caatinga, abrangendo análises biogeográficas, de raridade e de modelagem de distribuição de espécies sob cenários climáticos futuros. O conjunto foi estruturado de modo a permitir a reprodução das análises apresentadas na tese e subsidiar novos estudos sobre conservação da flora do semiárido brasileiro.
Data_Chapter 1_Floristic and Phytosociological: Esta base compila informações sobre a distribuição de espécies no Domínio Caatinga, a partir de 112 estudos florísticos e fitossociológicos publicados até dezembro de 2020. Os dados foram organizados para identificar espécies lenhosas e não lenhosas, avaliar o status de conservação segundo a IUCN, destacar as famílias mais ricas em espécies e analisar a distribuição florística entre biomas neotropicais, distritos biogeográficos e zonas de vida de Holdridge. A base inclui 1.807 táxons identificados ao nível de espécie (riqueza conservadora) e uma riqueza total estimada de 3.019 espécies, considerando espécimes não identificados.
Data_Chapter 2_Seven Forms of Rarity: Este conjunto contém as informações utilizadas para analisar as formas de raridade segundo a classificação de Rabinowitz, aplicadas a 2.294 espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas do Domínio Caatinga. São apresentados dados sobre o status de proteção de cada espécie, as zonas de vida em que ocorrem e os efeitos do esforço amostral sobre sua representatividade em Unidades de Conservação. Além disso, inclui a relação entre o índice de raridade (Rabinowitz) e as categorias da Lista Vermelha da IUCN, permitindo interpretar padrões de vulnerabilidade e conservação da flora caatingueira.
Data_Chapter 3_Climate Change and Species Distribution Models: Este conjunto compreende os dados e resultados de modelagem de distribuição de espécies (SDMs) para 157 espécies endêmicas da Caatinga, avaliadas sob cenários climáticos futuros contrastantes (SSP245 e SSP585). Os modelos indicam uma redução acentuada das áreas climaticamente adequadas, especialmente sob o cenário pessimista (SSP585), e projeções de deslocamento da riqueza de espécies em direção às regiões costeiras, que tendem a apresentar maior estabilidade ambiental. As projeções também sugerem a possível extinção regional de até 18 espécies até 2100, reforçando a urgência de estratégias de conservação direcionadas, como a expansão de áreas protegidas e a incorporação de refúgios climáticos.