Use este identificador para citar ou acessar este item: https://doi.org/10.25824/redu/CBZIQX
DOI: https://doi.org/10.25824/redu/CBZIQX
Título: Dados ultrassonográficos de pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne e de portadoras de mutações no gene DMD
Assunto: Medicine, Health and Life Sciences
Descrição: Este conjunto de dados tem como finalidade avaliar o potencial da ultrassonografia muscular como biomarcador para o monitoramento de pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) e comparar os achados ultrassonográficos dos músculos dos membros inferiores em indivíduos portadores de variantes patogênicas do gene DMD com aqueles observados em controles saudáveis. São incluídos dados clínicos de pacientes com DMD e controles saudáveis (idade, peso, altura, Medical Research Council, Motor Function Measure e North Star Ambulatory Assessment), além de mães portadoras e não portadoras de variantes patogênicas do gene DMD (Medical Research Council, sintomas neuromusculares como intolerância ao exercício e fadiga). Constam-se também os dados ultrassonográficos de pacientes com DMD, de controles saudáveis e de mães portadoras e não portadoras de variantes patogênicas do gene DMD (arquitetura, intensidade do eco, índice de atenuação sonora e elastografia dos músculos reto femoral, sartório, tibial anterior e gastrocnêmio). Uma parcela dos dados ultrassonográficos foi repetida por um segundo avaliador transversalmente e outros foram acompanhados longitudinalmente, com nova coleta de dados após 12 meses. Por fim, foram obtidos, através destes dados, as análises estatísticas incluindo comparações entre grupos, correlações com escalas motoras, ajustes para idade e índice de massa corporal e confiabilidade interobservadores.
Autor(es): Loureiro, Bruna Melo Coelho
França Junior, Marcondes Cavalcante
URI: https://doi.org/10.25824/redu/CBZIQX
https://redu.unicamp.br/dataset.xhtml?amp;persistentId=doi:10.25824/redu/CBZIQX
Outros identificadores:  
Fomento: No Funder
Número do Projeto: 0000
Termo de uso:  
Data: 19-Fev-2026
Data de Disponibilização: 21-Fev-2026
Formato: application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
text/tab-separated-values
text/tab-separated-values
application/zip
application/zip
Tipo:  
Editora / Evento / Instituição: Loureiro, Bruna Melo Coelho
Idioma :  
Aparece nas coleções:Repositório de Dados de Pesquisa da UNICAMP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.