Use este identificador para citar ou acessar este item: https://metabuscador.uspdigital.usp.br/xmlui/handle/doc/17632
DOI: https://hdl.handle.net/11449/312188
Título: Língua de Sinais de Fortalezinha (PA)
Assunto: Lingua de Sinais;Fortalezinha (PA);Projeto Lucinda;Entrevista semiestruturada;Entrevista sociolinguística;Coleta – Haifa Clips
Descrição: A comunidade surda da cidade de Fortalezinha (ilha de Maiandeua-PA) é utilizada no povoado tradicional de nativos da ilha. A LS é utilizada por 10 surdos, seis mulheres e quatro homens e 13 locutores ouvintes que a praticam quotidianamente. Eles possuem a faixa etária que varia de trinta anos a setenta anos e, no caso dos ouvintes, a maioria também é nascida em Fortalezinha e possui faixa etária que varia de dezoito (18) a sessenta (60) anos. Na Vila de Fortalezinha, estima-se uma população de 504 pessoas, composta em sua maioria por pescadores, sendo a pesca a principal fonte de subsistência além de pequenos comércios. Existe em Fortalezinha um espaço cultural criado pelo Sr. Manoel Teixeira (o Preto), o Espaço Cidadão Tio Milico, no qual foram realizadas diferentes coleta de corpus. O acesso à comunidade foi possível ao contato prévio da Profa. Ivani Fusellier-Souza, que, dentro de um acordo de cooperação entre a UFPA e Paris 8, viabilizou, desde 2014, diferentes visitas com a produção de artigos (CARLIEZ, L, FUSELLIER, I, 2016) e de uma tese de doutorado (Chagas, 2021). A coleta de dados para o Projeto Lucinda Ferreira foi realizada em janeiro de 2024, pelas professoras Ivani Fusellier-Souza e Angélica Rodrigues. Vídeos: Entrevista semiestruturada Entrevista sociolinguística Coleta – Haifa Clips
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Processo 2022/05962-4
Autor(es):  
URI:  
Outros identificadores: RODRIGUES, Angélica; FUSELLIER-SILVA, Ivani. Língua de Sinais de Fortalezinha (PA). Araraquara: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/312188
Fomento:  
Número do Projeto:  
Termo de uso: info:eu-repo/semantics/openAccess
Data: 17-Jul-2025
10-Jan-2024
Data de Disponibilização:  
Formato: Video
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
video/mp4
application/pdf
video/mp4
Tipo: info:eu-repo/semantics/dataset
Editora / Evento / Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Idioma : por
Aparece nas coleções:Repositório Institucional UNESP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.