Atividade

124101 - Módulo 6 - Comportamento Organizacional

Período da turma: 27/05/2025 a 29/07/2025

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Descrição: 1. Gerenciamento da Diversidade nas Organizações

I. OBJETIVO:
Gerenciamento da diversidade da força de trabalho. Estudar a importância da gestão da diversidade da força de força de trabalho e entender como impactam nas políticas de RH e na imagem da empresa. Relacionar com dimensão social de sustentabilidade (Responsabilidade social empresarial).

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Cultura, o conceito antropológico.
• Diversidade: conceito e análise da luta contra a discriminação no cenário brasileiro.
• A diversidade cultural no Brasil.
• Mulher, trabalho e desigualdades sociais.
• Legislação sobre igualdade nas oportunidades de emprego.
• Questões relacionadas à discriminação no trabalho.
• Exemplos de práticas discriminatórias na contratação, promoção e práticas de desligamento nas empresas.
• Assédio sexual e assédio moral no ambiente de trabalho.
• Gestão da diversidade e programas de ação afirmativa.
- Gestão da diversidade e a relação com as políticas de RSE (responsabilidade social empresarial)

III. BIBLIOGRAFIA:
BAREMBLITT, G. Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1996. 235 p.
FLEURY, M. T. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 18-25, 2000.
HANASHIRO; TEIXEIRA; ZACCARELLI (org.). Gestão do fator humano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
MYERS, A. O valor da Diversidade Racial nas Empresas. Estudos Afro-Asiáticos, ano 25, n. 3, p. 483-515, 2003.
SÁ, M. C. Subjetividade e projetos coletivos: mal-estar e governabilidade nas organizações de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 6, n. 1, p. 151-164, 2001.
ZIMERMAN, D. E.; OSORIO, L. C. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artmed, 1997. Parte 1. Capítulo 1, 2 e 3. p. 23-47.


2. Gestão do Trabalho em Equipe

I. OBJETIVO:
Compreender a razão da popularidade das equipes nas organizações. Quando as organizações se reestruturam para competir de modo mais eficaz e eficiente, escolhem equipes como forma de utilizar melhor os talentos de seus funcionários. Equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças do que departamentos tradicionais. As equipes facilitam a participação dos trabalhadores nas decisões operacionais.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Diferenças entre grupos e equipes de trabalho.
• Tipos de equipes existentes nas empresas.
• Como criar equipes eficazes (discutir variáveis de contexto, composição e processo em equipe).
• Transformando indivíduos em membros de equipe.
• Políticas de recursos humanos visando a valorização do trabalho em equipe (seleção, T&D, avaliação de desempenho, remuneração alinhados ao trabalho em equipe).
• A influência da diversidade cultural no desempenho das equipes.

III. BIBLIOGRAFIA:
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 14. São Paulo: Pearson, 2011.
DESSLER, G. Administração de Recursos Humanos. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2015.
TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2002.
ZAUGG, R. J.; BLUM, A.; THOM, N. Sustainability in Human Resource Management. Evaluation Report. Berna, 2001.

3. Negociação e Administração de Conflitos

I. OBJETIVO:
Apresentar e discutir o processo de negociação e as diferentes visões existentes, destacando a importância do mesmo nas decisões das empresas

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Conceitos de negociação.
• Negociação e solução de conflitos.
• Negociação e ética.
• Exemplos práticos de negociação.
• Negociações num contexto globalizado.
• Classificações de estilos de negociação.
• Exemplos práticos de negociação.
• Pesquisa-Ação.
• Sistemas indagadores.
• Condicionantes culturais do processo de negociação.
• Negociação com outras culturas.
• Negociação internacional.
• Análise de diferentes abordagens de negociação: pouco sistêmicas e parcialmente sistêmicas.
• Processo de negociação – tempo, poder e informação.
• Planejamento da negociação.
• Em busca de uma visão sistêmica na negociação.

III. BIBLIOGRAFIA:
LEWICKI, R. J.; HIAM, A.; OLANDER, K. W. Think before you speak: A Complete Guide to Strategic Negotiation. Canada: John Wiley & Sons, 1996.
MARTINELLI, D. P. Negociação Empresarial: Enfoque Sistêmico e Visão estratégica. São Paulo: Editora Manole, 2002.
NIERENBERG, G. I. The Art of Negotiating. Simon & Schuster. Inc (1a. edição – 1968), 1981.
SPARKS, D. B. A Dinâmica da Negociação Efetiva - Como ser bem-sucedido através de uma abordagem ganha-ganha. (Tradução brasileira de The dynamics of effective negotiation, Gulf Publishing Company, 1982). São Paulo: Livraria Nobel S.A., 1992.
WEEKS, D. The Eight Essential Steps to Conflict Resolution - Preserving Relationships at Work, at Home, and in the Community, G. P. New York: Putnam’s Sons, 1992.


4. Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

I. OBJETIVO:
A disciplina aborda os aspectos da saúde e seus reflexos sobre a qualidade de vida no trabalho.
• Discutir temas, pesquisas e intervenções atuais na área de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho;
• Contextualizar o trabalho na contemporaneidade e seus impactos nos processos de subjetivação, na saúde, e na qualidade de vida no trabalho.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Processos organizacionais e saúde do trabalhador.
• Novas formas de organização do trabalho e impactos para a saúde do trabalhador.
• Trabalho, subjetividade e saúde do trabalhador.
• Qualidade de Vida no Trabalho.

III. BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, M. C. Qualidade de Vida no Trabalho. Uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. Brasília: Paralelo 15, 2012.
ZANELLI, J. C. et. Al. Trabalho, saúde e construção da qualidade de vida. In: Estresse nas organizações de trabalho. Compreensão e intervenção baseadas em evidências (p. 19-30). São Paulo: Artmed, 2010.

5. Cultura e Mudança Organizacional

I. OBJETIVO:
Os efeitos da cultura são estudados, especialmente em seus efeitos sobre a capacidade de trabalho, a visão de mundo e o modo como a empresa se apresenta, se insere e é identificada socialmente. Apresentar ao aluno uma visão integrada e abrangente das estratégias planejadas de mudança organizacional, incluindo as mais recentes abordagens, conceitos e técnicas emergentes.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Distinções e interfaces entre os conceitos de cultura, subcultura e movimentos de contracultura nas organizações.
• Origens e desenvolvimento da cultura organizacional.
• Perspectivas e diferentes níveis de análise da cultura organizacional.
• Diversidade Cultural
• Mudança e inovação organizacional.
• Processos de Inovação e Criação de Valor.
• O processo de Mudança Organizacional (Kotter/ Lewin).
• Mudança Cultural e Aprendizagem Organizacional.

III. BIBLIOGRAFIA:
SILVA, N.; ZANELLI, J. C. Cultura organizacional. In ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (Orgs.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (p. 491-525). Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e Inovação Organizacional. São Paulo: Atlas. 1995.
FISHER, R. M. Mudança e transformação organizacional. In: Vários autores. As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002. p. 147-164.
HAMEL; PRAHALAD. Competindo pelo futuro. Editora Campus. Rio de Janeiro, 1994.
HANDY, C. Trust and the virtual organization. Harvard Business Review, May-June, 1995.
HARMON, R. L. Reinventando o negócio. São Paulo: Futura, 1996.
HARVARD BUSINESS REVIEW – O valor da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
KAY, J. Fundamentos do sucesso empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
KOTTER, J. P. Liderando a mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
MARCOVITCH, J. Tecnologia da Informação e Estratégia Empresarial. São Paulo: Futura, 1997.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus. 1997.
O'REILLY,K. W. Gerenciando as Correntezas: como inovar frente às turbulências. São Paulo: Futura. 1997.
THIRY-CHERQUES, H. R. A Rebeldia conservadora: aspectos da resistência à modernização nas organizações brasileiras. Revista de Administração de Empresas da FGV, v. 5, n. 1, p. 30-37, 1995.
WOOD JR., T. (Coord.). Mudança Organizacional. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Alex Souza Bertoldi
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Murilo Fernandes da Silva
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira


 
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