Atividade

124100 - Módulo 5 - Desenvolvimento e Manutenção de Pessoas

Período da turma: 01/04/2025 a 20/05/2025

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Descrição: 1. Treinamento e Desenvolvimento

I. OBJETIVO:
A disciplina tem como objetivo oferecer aos participantes uma visão integrada das diversas opções de Desenvolvimento Organizacional dentre eles o Treinamento e Desenvolvimento.
• Diferenciar os conceitos em TD&E.
• Conceituar sistemas e tecnologias instrucionais, identificando suas fases.
• Definir desempenho, identificando seus componentes.
• Definir necessidades de treinamento nos níveis da organização, de tarefas e do indivíduo
• Compreender/ analisar as etapas de um programa de T&D: do levantamento de necessidades à avaliação da efetividade do programa de T&D
• Identificar os componentes de avaliação da efetividade dos programas de treinamento, com base no Modelo MAIS, no Modelo Impact entre outros.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Conceitos em TD&E.
• Práticas tradicionais de TD&E e práticas educacionais inovadoras.
• Sistemas instrucionais e subsistemas de TD&E.
• Diagnóstico de necessidades: níveis de análise organizacional, de tarefas e individual(relacionar com a importância do mapeamento de processos para identificar os gargalos e necessidade de competências para melhorar o desempenho)
• Identificar causas e soluções para problemas de desempenho (relacionar avaliação/gestão de desempenho com necessidade de T&D)
• Do Planejamento Instrucional à avaliação da efetividade do programa de T&D.
• Definição, Objetivos e Pressupostos da Avaliação de Treinamento.
• Modelo MAIS e Modelo Impact.


III. BIBLIOGRAFIA:
BORGES-ANDRADE, J. E.; ZERBINI, T.; ABBAD, G. S.; MOURÃO, L. (2013). Treinamento, desenvolvimento e educação: Um modelo para sua gestão. In: BORGES, L.; MOURÃO, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (p. 465-498). Porto Alegre: Editora Artmed.
MENESES, P. P. M.; ZERBINI, T.; ABBAD, G. Manual de Treinamento Organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2010.

2. Gestão Estratégica de Desempenho e Competências

I. OBJETIVO:
Desenvolver competências de captação de recursos humanos, bem como de formas de desenvolvimento pessoal a partir de sistemas integrados de treinamento e desenvolvimento e da gestão de desempenho para a excelência organizacional.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Revisão sucinta dos processos de Recrutamento, seleção, integração, análise e descrição de cargos, avaliação de desempenho, T&D.
• Alinhamento do Planejamento estratégico da empresa com o planejamento das políticas de recursos humanos (quantidade, qualidade): Sistema Integrado de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos.
• Sistema Integrado entre Treinamento e Desenvolvimento com avaliação de desempenho (gestão do desempenho)
• Conhecimento, aprendizagem e inovação nas organizações.
• Universidade corporativa: visão estratégica do conhecimento e racionalização de recursos em T&D.
• Sistema de gestão de Desempenho alinhado ao processo de desenvolvimento (T&D) e carreira dos colaboradores.
Análise dos modelos/tipos de avaliação de desempenho

III. BIBLIOGRAFIA:
BERGAMINI, C. W. Desenvolvimento de recursos humanos: uma estratégia de desenvolvimento organizacional. São Paulo: Atlas, 1999.
BERGAMINI, C. W.; BERALDO, D. G. R. Avaliação de desempenho humano na empresa. 4. ed. São Paulo: Atlas,2007.
BOHLANDER, G.; SNELL, S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Thomson, 2003.
FLEURY, M. T.; OLIVEIRA JR, M. M. Gestão Estratégica do Conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PONTES, B. R. Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal. 3. ed. São Paulo: LTR, 2001.
RUAS, R.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. (Orgs.). Os novos horizontes da gestão: Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

3. Gestão de Carreira e Recompensas I

I. OBJETIVO:
Promover a reflexão acerca da gestão de carreiras de modo inovador, bem com o dos modelos de avaliação de desempenho e de recompensas, visando à construção de um sistema de gestão de pessoas que colabore com o alcance dos objetivos organizacionais.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Introdução ao tema – desafios do contexto de gestão de carreiras e remuneração (tendências do mercado de trabalho).
• Visão ampliada de recompensas - Proposta de Valor aos Empregados (EVP ou Marca Empregadora).
• Gestão de Carreiras.
• O que entendemos como Carreira?
• O papel das pessoas – planejamento individual da carreira.
• O papel das organizações – políticas e práticas de gestão de carreira e remuneração.
• Composto de Compensação.


III. BIBLIOGRAFIA:
BALASSIANO, M.; COSTA, I. S. Gestão de carreiras: dilemas e Perspectivas, Editora Atlas, São Paulo, 2009.
BENITO, E. Lições de Confúcio para Carreira e para os Negócios. São Paulo: Editora Gente, 2009.
CHIAVENATO, I. Carreira: você é aquilo que faz. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.
DUTRA, J. Administração de Carreiras. São Paulo: Editora Atlas, 1996.
HIPÓLITO, J. A. M. Administração Salarial. São Paulo: Atlas, 2001.
PONTES, B. R. Administração de cargos e salários: carreiras e remuneração. 12. ed. São Paulo: LTR, 2007.
RABAGLIO, M. O. Ferramenta de Avaliação de Performance com Foco em Competências. 2. ed. São Paulo: Qualitymark, 2006.
REBOUÇAS, D. P. O. Plano de Carreira. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
REIS, G. G. Avaliação 360 graus: um instrumento de desenvolvimento gerencial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SIQUEIRA Jr., J. R. Conduzindo a Própria Carreira. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009.
WOOD JR., T.; PICARELLI FILHO, V. Remuneração por habilidades e competências: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.


4. Gestão de Carreira e Recompensas II

I. OBJETIVO:
Promover a reflexão acerca da gestão de carreiras de modo inovador, bem com o dos modelos de avaliação de desempenho e de recompensas, visando à construção de um sistema de gestão de pessoas que colabore com o alcance dos objetivos organizacionais.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Salário Base - Modelo funcional de Gestão de Cargos e Salários – metodologias de classificação de cargos (escalonamento, ordenamento por graus pré-determinados, método dos pontos); conceitos básicos para elaboração de tabela salarial; limitações dos modelos tradicionais.
• Remuneração Variável (de curto e longo prazo; por público; cuidados e riscos; gaming).
• Remuneração de Executivos e Governança/ compliance
• Aspectos Complementares: Benefícios


III. BIBLIOGRAFIA:
BALASSIANO, M.; COSTA, I. S. Gestão de carreiras: dilemas e Perspectivas, Editora Atlas, São Paulo, 2009.
BENITO, E. Lições de Confúcio para Carreira e para os Negócios. São Paulo: Editora Gente, 2009.
CHIAVENATO, I. Carreira: você é aquilo que faz. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.
DUTRA, J. Administração de Carreiras. São Paulo: Editora Atlas, 1996.
HIPÓLITO, J. A. M. Administração Salarial. São Paulo: Atlas, 2001.
PONTES, B. R. Administração de cargos e salários: carreiras e remuneração. 12. ed. São Paulo: LTR, 2007.
RABAGLIO, M. O. Ferramenta de Avaliação de Performance com Foco em Competências. 2. ed. São Paulo: Qualitymark, 2006.
REBOUÇAS, D. P. O. Plano de Carreira. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
REIS, G. G. Avaliação 360 graus: um instrumento de desenvolvimento gerencial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SIQUEIRA Jr., J. R. Conduzindo a Própria Carreira. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009.
WOOD JR., T.; PICARELLI FILHO, V. Remuneração por habilidades e competências: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Cassiano Machado Silva
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira


 
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