Atividade

124099 - Módulo 4 - Planejamento e Provisão de Pessoas

Período da turma: 11/02/2025 a 25/03/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. Gestão Estratégica de Pessoas: descrição de funções baseada em mapeamento de processos de negócios

I. OBJETIVO:
Desenvolver uma visão ampliada das várias dimensões que integram as estratégias gerenciais de pessoas nas organizações, com ênfase na conciliação de tais estratégias com os objetivos e negócios das empresas.
Discutir a necessidade do alinhamento da gestão de pessoas à gestão de negócios com promoção de melhorias nos indicadores de desempenho da empresa. O desempenho de uma empresa depende diretamente dos desempenhos de seus colaboradores, portanto, é crucial um sistema de gestão para promover a condução de suas equipes visando alcançar metas e resultados. Desta forma, os indicadores de desempenhos organizacionais devem ser desdobrados para desempenhos de áreas, e consequentemente, para realizar a gestão do desempenho de cargos e pessoas, garantindo que cada um faça a sua parte, potencializando a concretização dos objetivos almejados pela empresa. Competências devem ser definidas com base nas atividades e responsabilidades de cada cargo, visando o desempenho individual e de equipes. Enfoque deverá ser dado à importância da realização do mapeamento de processos dos negócios da empresa alinhados às entregas de cada cargo para o resultado da empresa.


II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Gestão estratégica de Recursos Humanos: alinhamento do planejamento estratégico da empresa com a definição das políticas de RH.
• Planejamento de Recursos Humanos.
• O papel do profissional de gestão de pessoas.
• Avaliação de políticas de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho, pagamento, benefícios, demissões e desenvolvimento.
• Análise de cargos e a relação com a definição das demais políticas de RH (seleção, T&D, avaliação de desempenho, carreira e remuneração)
• Gestão por Competências
• Ferramentas de Gestão Estratégica de Pessoas: Balanced Scorecard (BSC)
• Gestão de Indicadores com Balanced Scorecard.
• Mapeamento e Gestão de processos.
• Sistema e Princípios Toyota.
• Arquitetura Organizacional.


III. BIBLIOGRAFIA:
BOHLANDER, G.; SNELL, S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Thomson, 2003.
CARVALHO, Antonio V.; NASCIMENTO, L. P. Recursos Humanos: Administração. São Paulo: Pioneira, vol. 1 e 2, 1999.
DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: Modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.
GUBMAN, E. Talento: desenvolvendo pessoas e estratégias para obter resultados extraordinários. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
HERRERO, E. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica. São Paulo: Campus, 2005.
KAPLAN, Robert S. et al. Balanced Scorecard: Estratégia em Ação. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
LIMONGI-FRANÇA, A. N.; FISCHER, A. L.; NOGUEIRA, A. J. F. M et. al. As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
MILKOVICH, G.; BOUDREAU, J. W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.
NIVEN, P. R. Balanced Scorecard Passo-a-Passo: Elevando o Desempenho e Mantendo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
RUAS, R. et. al. Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ULRICH, D. Recursos Humanos Estratégicos: novas perspectivas para os profissionais de RH. São Paulo: Futura, 2000.
VERGARA, S. C. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2003.
KAPLAN, Robert S. et al. Balanced Scorecard: Estratégia em Ação. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DESSLER, G. Administração de Recursos Humanos. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2015.
DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017.
NIVEN, P. R. Balanced Scorecard Passo-a-Passo: Elevando o Desempenho e Mantendo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
OBJECT MANAGEMENT GROUP. Graphical Notations For Business Processes (Mapeamento de Processos). Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2018.
RUAS, R. et. al. Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005

2. Processo de Recrutamento e Seleção

I. OBJETIVO:
Introduzir o estudante às informações indispensáveis para a realização de recrutamento e seleção e avaliação de seus resultados. Objetivos específicos:
- Entender o processo de recrutamento e seleção com base na análise dos cargos (descrição e especificação dos cargos).
- Entender o papel do recrutador e selecionador.
- Compreender os aspectos éticos e legais ao aplicar uma dinâmica de grupo (entender o objetivo da dinâmica de grupo e a consistência com comportamentos futuros – preditores).
- Compreender o processo de recrutamento e seleção alinhado ao planejamento estratégico da empresa.
- Discutir e propor diferentes técnicas de recrutamento e seleção.
- Entender o processo de recrutamento e seleção, desde o recrutamento até o desligamento.
- Aspectos ético da utilização dos testes psicológicos pelas empresas.
- Compreender a importância do processo de socialização de novos colaboradores (onboarding)
- Disseminação dos valores da cultura organizacional (fit cultural)


II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Aspectos técnicos e éticos da prática grupal.
• Técnicas de recrutamento e seleção utilizadas atualmente.
• Conceito e características de recrutamento, seleção, integração/socialização, acompanhamento e desligamento.
• Técnicas e tipos de entrevistas e dinâmicas de grupo em Recursos Humanos (RH).
• O candidato: levantamento do perfil e da função (entrevista consistente com a descrição e especificação do cargo)
• Recrutamento interno e externo: indicações e contra- indicações.
• Etapas do processo de recrutamento e seleção: triagem, entrevista, dinâmicas, avaliação psicológica.
• Ética no processo de recrutamento e seleção.
• Terceirizar ou não terceirizar? Análise dos prós e contras e implicações legais para o empregador.

III. BIBLIOGRAFIA:
DIMITRIUS, Jo-Ellen. Decifrar pessoas: como entender e prever o comportamento humano. São Paulo, Alegro, 2001.
DIMITRIUs, Jo-Ellen. Começando com o pé direito. São Paulo, Alegro, 2001.
MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2000.
MILITÃO, ALBIGENOR & ROSE. Jogos, Dinâmicas & Vivências Grupais. Qualitymark, 2000. 248 p.
MINICUCCi, Agostinho. Técnicas do trabalho de grupo: condução de reuniões, entrevistas e estudo dirigido, mesa-redonda e estudos de casos, simpósio e conferência, organização de congressos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

3. Indicadores de desempenho em RH: definição e KPI’s (indicadores chave de performance)

I. OBJETIVO:
Tem como objetivo conhecer e discutir base teórica, marcos conceituais e históricos referentes a indicadores estratégicos voltados à gestão de pessoas. Também conhecer, analisar, desenvolver e praticar construção de indicadores de gestão de pessoas.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• A importância das métricas e indicadores de desempenho.
• A lógica da construção de indicadores.
• Indicadores e fontes de informação.
• Tipos de indicadores (de gestão, de efeitos, de resultados, quantitativos, qualitativos, eficiência, eficácia e efetividade).
• Dimensões da avaliação.
• Indicadores-chave de performance (KPI) para mensuração de objetivos estratégicos.
• O papel da área de RH na construção de indicadores-chave de performance.

III. BIBLIOGRAFIA:
GUENOLE, N.; FERRAR, J.; FEINZIG, S. The power of people: learn how successful organizations use workforce analytics to improve business performance.
TANURE, B.; EVANS, P.; CANÇADO, V.L. As quatro faces de RH: analisando a performance da gestão de recursos humanos em empresas no Brasil. RAC, Curitiba, v. 14, n. 4, art. 2, pp. 594-614, jul./ago. 2010
RODRIGUES, J. M.; TORRES, H. O. G. Eficiência / Desempenho hospitalar e resultados de recursos humanos - uma aproximação possível? Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v. 9, n. 24, p. 1128-1142, Setembro / Dezembro, 2015.
CESAR, A. M. R. V. C. Medidas de desempenho da área de recursos humanos e seu relacionamento com indicadores de desempenho econômico. REGE, Sao Paulo- SP, Brasil, v. 22, n. 1, p. 77-94, jan./mar. 2015
PEREIRA, A. S. Utilização de indicadores de recursos humanos nas universidades federais brasileiras, Salvador/ BA, 18 a 20 novembro de 2012. EnAPG 2012. ANPAD.
CORSO, J. M. D. ; PETRASKI, S. J.; SILVA, W. V., TAFFAREL, M. Gestão estratégica de recursos humanos: identificando o processo de alinhamento estratégico. Tourism & Management Studies, 10 (Special Issue), 2014, 49.57
Price Waterhouse Cooper: Global CEO Survey
Price Waterhouse Cooper: uma nova forma de pensar a gestão de capital humano. 
HR Analytics. fev. 2014
LinkedIn Global Talent Trends: the 4 trends transforming workplace, 2019
Deloitte: The rise of the social enterprise. 2018 Deloitte Global Human Capital Trends
KHOURY, G. New demand for HR Execs: data analytics, Galup, june 2, 2017.

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Bárbara Alexandre Lespinasse Camargo
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Milena Silva de Melo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP