Atividade

124097 - Módulo 2 – Fundamentos de Administração II

Período da turma: 29/10/2024 a 17/12/2024

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Descrição: 1. Gestão de Marketing

I. OBJETIVO:
Expor o aluno aos principais conceitos e técnicas utilizados pelo Marketing, desde os conceitos básicos, planejamento, comportamento dos consumidores, principais decisões de marketing ligadas a produtos, preços, canais de distribuição e estratégias de promoção, possibilitando uma visão das interrelações sistêmicas entre o Marketing e as demais funções da organização.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Conceitos básicos de Marketing.
• Comportamento do consumidor.
• Produtos.
• Preços.
• Canais de distribuição.
• Estratégias de promoção.
• Interrelações sistêmicas do Marketing e as demais funções presentes nas organizações.
• Principais variáveis com que opera o Marketing.
• Mercados.
• Elementos centrais de abordagem estratégica a estes mercados.
• Análise e desenvolvimento da capacidade de se prever grandes tendências.
• Marketing “verde”.

III. BIBLIOGRAFIA:
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
DEMO, G.; PONTES, V. Marketing de Relacionamento (CRM): Estado da Arte e Estudos de Casos. São Paulo: Atlas, 2008.
DIAS, R. Marketing Ambiental - Ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
KOTLER, Philip.; KELLER, Kelvin Lane. Administração de Marketing. 12. ed., São Paulo: Prentice Hall, 2008.
LAS CASAS, A. L. Plano de Marketing para Micro e Pequena Em presa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MALHOTRA, NareshK. Pesquisa de Marketing: Um a orientação Aplicada. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2006.
SHETH, J.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

2. Gestão de Produção, Operações e Processos

I. OBJETIVO:
Fornecer um a visão geral, integrada e estratégica de produção e operações, das responsabilidades que são atribuídas aos gerentes de produção e das diversas ferramentas disponíveis para o desempenho desta função.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Conceitos e evolução da Administração da Produção e Operação.
• Medidas de produtividade.
• Planejamento da Capacidade.
• Localização da Empresa.
• Projeto de Processos de Produtos e Serviços.
• Arranjo Físico de Instalações.
• Sistemas de Planejamento e Controle de Produção.
• Estratégia de Produção.
• Estratégias de Desenvolvimento de Produtos e Serviços.
• Previsão de Demanda.
• Planejamento Agregado.
• Controle de Qualidade.
• Noções de Logística e Cadeia de Suprimentos.
• Gestão por processos.
• EKD- Enterprise Knowledge Management.
• Notação de Business Process Management –BPMN.
• Alinhamento Estratégico entre negócios e TI.

III. BIBLIOGRAFIA:
ALBUQUERQUE, A., ROCHA., P. Sincronismo Organizacional – como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. São Paulo: Saraiva, 2007.
BUBENKO Jr., J. A.; STIRNA, J.; BRASH, D. EKD user guide, Dep. of computer and systems sciences. Stockholm, Royal Institute of Technology, Disponível em: , 2001. Acesso em: 30 jul. 2018.
DE SORDI, J. O. Gestão Por processos: uma abordagem da moderna administração. Saraiva, 2008.
JESTON, J.; NELIS, J. Business Process Management. Practical Guidelines to Successful implementations. Burlington, MA. USA: Editora Elsevier, 2006.
NADLER, D. A.; GERSTEIN, M. S.; SHAW, R. B.; Associados. Arquitetura organizacional. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1994.
NEUBAUER, T. An empirical study about the status of business process management. Business Process Management Journal, v. 15, n. 2, p. 166-183, 2009.
NURCAN, S.; ROLLAND, C. A multi-method for defining the organizational change. Information and Software Technology, v. 45, p. 61–82, 2003.
PÁDUA, S. I. D.; CAZARINI, E. W.; INAMASU, R. Y. Modelagem organizacional: captura dos requisitos organizacionais no desenvolvimento de sistemas de informação. Revista Gestão e Produção, v.11, n. 2, p. 1-20, ago. 2004.
PÁDUA, S. I. D. Investigação do processo de desenvolvimento de software a partir da modelagem organizacional, enfatizando regras de negócio. São Carlos. 145 f. 2001. Dissertação (Mestrado)- Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2001.
PAIM, R. et al. Gestão por processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre, Bookman, 2009.
PAIM, R., CAULLIRAUX, H. M., CARDOSO, R. Process management tasks: a conceptual and practical view. Business Process Management Journal, v. 14, n. 5, p. 694-723, 2008.
RADHAKRISHNAN, A.; ZU, X.; GROVER, V. A process-oriented perspective on differential business value creation by information technology: An empirical investigation. International Journal Management Science, v. 36, p. 1105–1125, 2008.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.
CHASE, R. B.; JACOBS, F. R.; AQUILANO, N. J. Administração da produção para a vantagem competitiva. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
DAVIS, M. M.; AQUILANO, N. J.; CHASE, R. B. Fundamentos da administração da produção. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 598 p.
FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: Operações, estratégias e tecnologia da informação. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
SLACK, N.; JOHNSTON, R.; CHAMBERS, S. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
RITZMAN, L. P.; KRAJEWSKI, L. J.; MALHOTRA, M. Administração da Produção e Operações. 8. ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2009.


3. Gestão Financeira, avaliação de projetos e orçamento

I. OBJETIVO:
Propiciar aos alunos base teórica e prática no uso das técnicas modernas de Administração Financeira, visando auxiliar no processo da tomada de decisão em Administração Empresarial, através da apresentação de conceitos, técnicas e ferramentas básicas de gestão do capital de giro, gestão de ativos e passivos circulantes da empresa, inserção em ambientes de risco e sob processo de internacionalização da economia e Gestão Financeira de Longo Prazo.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Visão geral da administração do capital de giro.
• Administração de tesouraria.
• Administração de crédito.
• Administração de estoques.
• Métodos de dimensionamento do capital de giro.
• Financiamento de curto prazo.
• Gestão Financeira de Longo Prazo.
• Visão de investimentos e financiamentos empresariais.
• Retorno sobre investimentos.
• Avaliação de projetos.
• Orçamento empresarial.
• Análise de investimentos em Treinamento e Desenvolvimento.


III. BIBLIOGRAFIA:
ASSAF NETO, A. Administração do Capital de Giro. 3. ed. São Paulo. Atlas, 2002.
ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e Valor. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FORTUNA, E. Mercados Financeiros: Produtos e Serviços. Editora Qualitymark. São Paulo, 1997.
GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2004.
MATIAS, A. B. (Coord.). Finanças Corporativas de Curto Prazo. Volume 1: A gestão do valor do capital de giro. São Paulo: Atlas, 2007.
MATIAS, A. B. (Coord.). Finanças Corporativas de longo prazo. Volume 2: Criação de valor com sustentabilidade financeira. São Paulo: Atlas, 2007.
ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JAFFE, J. F. Administração Financeira: Finance. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

4. Gestão de Sistemas de Informação em RH

I. OBJETIVO:
Fornecer aos alunos ferramentas e recursos para a criação de diferenciais competitivos, transmitindo uma visão gerencial da tecnologia, dos sistemas de informação e suas implicações para a melhor gestão de recursos humanos em empresas sustentáveis.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Gestão da informação tecnológica.
• Gestão Tecnológica.
• Auditoria tecnológica e Segurança da Informação.
• Tendências dos sistemas de informações e vantagem competitiva.
• Sistemas baseados em tecnologia Internet.
• Sistemas integrados de gestão.
• Tecnologias de Business Inteligence – BI aplicado ao negócio.
• Outsourcing – Desenvolvimento e Operação do ambiente de TI.
• Sistemas de Informação Integrados de RH (integração das políticas de RH para tomada de decisão)
• People analytics

III. BIBLIOGRAFIA:
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
COLANGELO, Lúcio Filho. Implantação de Sistemas ERP (Enterprise Resources Planning): Um Enfoque de Longo Prazo. São Paulo: Atlas, 2001.
KRUGLIANSKAS, I. Tornando a pequena e média em presa competitiva: com o inovar e sobreviver em mercados globalizados. São Paulo: IEGE, 1996.
O’BRIEN, J. A. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
RESENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da Informação: Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Claudio de Souza Miranda
Lúcia Aparecida da Silva Borges
Marcio Mattos Borges de Oliveira
Saulo França Amui


 
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