115822 - Módulo 4 - Inovações em Marketing |
Período da turma: | 25/02/2026 a 06/05/2026
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Descrição: | 1. Neuromarketing
Conteúdo Programático: • O componente emocional na economia • Escolha intertemporal • Escolhas econômicas: modelos e aplicações • Neuroeconomia • Neuromarketing Referências Bibliográficas: NILASHI, Mehrbakhsh et al, Neuromarketing: A Review of Research and Implications for Marketing. Journal of Soft Computing and Decision Support Systems, v.7, n.2, março de 2020. Oliveira, Jorge Henrique Caldeira de; GIRALDI, Janaina de Moura Engracia. What is Neuromarketing? A Proposal for a Broader and more Accurate Definition. Global Business and Management Research: An International Journal, v. 9, n. 2, 2017. RAWNAQUE, Ferdousi Sabera et al. Technological advancements and opportunities in Neuromarketing: a systematic review. Brain Informatics ,v.7, n.10, p.1-19, setembro de 2020. Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre neuromarketing, demostrando sua aplicação para otimizar as estratégias e resultados das ações de marketing, bem como demostrar como os resultados das técnicas de neuromarketing podem ser analisados e utilizados para tomada de decisão em marketing. 2. Canvas e design thinking aplicados ao Marketing Conteúdo Programático: • Canvas • Etapas para a construção do Canvas • Aplicação do Canvas ao marketing • Desing thinking • Metodologias de desing thinking • Ferramentas de desing thinking • Desing thinking e inovação Referências Bibliográficas: AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking. São Paulo: Grupo A, 2015 CASTRO, Alexandre Cesar Motta D. Marketing Canvas. São Paulo: Alta Books, 2018. FINOCCHIO, José. PM Canvas 2ED. São Paulo: Saraiva, 2019. LI, Yeping et al. Design and Design Thinking in STEM Education. Journal for STEM Education Research, v2. p.93-104, outubro de 2019. Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre Canvas e desing thinking e suas aplicações ao marketing, demostrando como aplicá-los para agregar valor ao cliente, estimular a inovação de forma dinâmica no marketing organizacional. 3. Inteligência artificial aplicado ao Marketing Conteúdo Programático: • Inteligência artificial • Tipos de inteligência artificial • Tecnologias relacionadas a inteligência artificial • Inteligência artificial aplicado ao Marketing Referências Bibliográficas: CARVALHO, André Carlos Ponce de Leon Ferreira; et al. Inteligência Artificial - Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. 2ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 2021. DOS DA SILVA, Fabrício M; LENZ, Maikon L.; FREITAS, Pedro H C.; SANTOS, Sidney C. Bispo. Inteligência artificial. São Paulo: Grupo A, 2019. TEIXEIRA, Fernando. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas. São Paulo: Editora Alta Books, 2021. Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre inteligência artificial, bem como as tecnologias utilizadas pela inteligência artificial. Demostrar a aplicação da mesma para otimizar as ações de marketing. 4. Mobile Marketing Conteúdo Programático: • Definições de mobile marketing • Características do mobile marketing • Estratégias de mobile marketing • Aplicação do mobile marketing como diferencial competitivo Referências Bibliográficas: MARQUES, Vasco. Marketing Digital 360. São Paulo: Grupo Almedina, 2018. SCHOLZA, Joachim Scholza; DUFFY, Katherine. We ARE at home: How augmented reality reshapes mobile marketing and consumer-brand relationships. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 22, p.11-23, maio de 2018. TONG, Siliang Tong; LUO, Xueming Luo; XU, Bo. Personalized mobile marketing strategies. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 48, p.64–78, outubro de 2019. Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre mobile marketing, bem como estratégias para otimizar os resultados de sua aplicação de forma a agregar valor ao cliente e desenvolver diferencial competitivo para a organização. 5. Criatividade e Inovação Conteúdo Programático: • Contextualização da criatividade e Inovação • Conceito de criatividade • O Processo criativo • Conceito de Inovação • Tipos de Inovação • Framework e ferramentas de inovação Referências Bibliográficas: DA SILVA, Fabiane Padilha; LIMA, Aline P. Lins D.; ALVES, Aline; AL., et. Gestão da inovação. São Paulo: Grupo A, 2018. FASCIONI, Ligia. Atitude Pró-Inovação. São Paulo: Editora Alta Books, 2021, TAJRA, Sanmya; RIBEIRO, Joana. Inovação na Prática. São Paulo: Editora Alta Books, 2020. Objetivo: Consolidar os conceitos sobre criatividade e inovação, apresentar o processo criativo e os tipos de inovação de modo a desenvolver habilidades para identificar oportunidades de inovação e aplicar projetos de inovação nas ações de marketing. 6. Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Conteúdo Programático: • Pesquisas cientificas • Percurso metodológico para realização de pesquisas científicas • Apresentação das etapas a serem desenvolvidas para a realização do trabalho de conclusão de curso • Escolha do eixo temático e tema de pesquisa Referências Bibliográficas: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica, 7ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2017. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Grupo GEN, 2021. LOZADA, Gisele; NUNES, Karina da S. Metodologia Científica, São Paulo: Grupo A, 2019. Objetivo: Apresentar o percurso metodológico a ser seguido para a realização de pesquisas científicas, bem como as etapas a serem desenvolvidas para a realização do trabalho de conclusão de curso. |
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Carga Horária: |
66 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Aparecido Dias Cesio Pinto Barbosa Lemos Evandro Marcos Saidel Ribeiro Janaina de Moura Engracia Giraldi Marina Toledo Lourenção Rocha |
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